Ciclame

 

Nome Científico: Cyclamen persicum

Nomes que é conhecida: Ciclame, ciclame-da-pérsia, cilcame-de-alepo, ciclâmen

Família: Primuláceas
Origem: Europa - Ilhas Gregas
Tamanho médio: Até 20 centímetros
Flores: inverno e primavera
Propagação: por sementes.

As flores apresentam as pétalas "invertidas", pelo menos é a impressão que temos ao olhar. Claro que essa é a forma da flor dessa planta, originária da região do Mediterrâneo - Ilhas Gregas. Suas pétalas lembram as asas acetinadas das borboletas. O botão lembra, em conjunto com a haste, um cisne, com um longo pescoço e o bico voltado para baixo.

No caso dessa planta, mesmo quando as flores já não estão abertas ou em botão, a folhagem é muito apreciada. Afinal, são folhas verdes, num tom intenso, com manchas esbranquiçadas. Isso acaba dando um efeito marmorizado nas folhas.

No final do outono já podemos encontrar algumas flores. Mas a maior parte é plantada durante o final do outono e vão ter suas flores só na primavera, podendo até mesmo acontecer de ficar apenas para o ano seguinte! Essa época é preferida pela planta porque esta ela não tolera temperaturas altas. Deve ser cultivada a meia-sombra, normalmente em interiores. Podemos deixar o vaso em um local moderadamente ventilado e, desde que não seja num dia quente, podemos deixar a planta tomar um pouco do sol da manhã.

As regas devem acontecer a cada 3 dias ou quando o solo estiver muito seco, pois ela não tolera muita umidade. Quando as flores murcharem, recomenda-se que as hastes sejam retiradas. E para estimular novas florações, podemos utilizar um fertilizante líquido, sempre observando as orientações da embalagem.

Bibliografia

- 1001 Plantas & Flores - Edição Especial - Revista dos Amantes da Natureza

- http://www.casaecia.arq.br
- http://www.jardimdeflores.com.br

- http://www.jardineiro.net

- http://www.cyclamen.org - em inglês

Canto das Flores

Coluna Decoração

Noivas na Web

 

 

 

 

Compartilhando Na Web

 

 

Navegação