Lírio

 

Nome Científico: Lilium speciosum

Nomes que é conhecida: Lírio, Lírio-asiático, lírio-japonês, lírio-trombeta, lírio-oriental, lírio vistoso

Família: Liliaceae
Origem: Japão
Tamanho médio: 1 metro
Flores: Inverno e Primavera
Propagação: Separação de bulbilhos da planta mãe

Plantados em jardins, gostam de climas como o ameno e o quente e úmido, não tolerando geadas. O solo tido como ideal é o arenoso ou argiloso, desde que ricos em matéria orgânica. A adubação deve ocorrer uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão. Usar fosforita, superfosfato e termofosfato ou NPK rico em P. Leia as informações do rótulo, caso compre em mercados ou lojas especializadas. Claro, não conhecendo direito, converse com alguém na loja!

Precisam ser regadas de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias. São plantas gostam de meia-sombra, mas precisam de muita luz no verão, apesar de não suportarem sol direto entre 10 e 17 horas. Logo, o jardim deve observar a posição que as plantas terão, como estarão "escondidas" do sol direto no horário citado, essas coisas. Caso você queira colocar em um vaso, lembre-se que será necessário observar esses mesmos cuidados ou, pelo menos, trocar o vaso de lugar em determinados horários! Algumas variedades gostam de sol pleno em locais frios e meia-sombra em regiões mais quentes. Mas normalmente, a primeira obsevação é a mais aplicada.

É bom podar apenas os ramos secos, doentes ou malformados. Sempre com muito cuidado para não acertar a planta, a não ser onde será podada! Normalmente, a poda deve ser feita durante o Outono, mas sempre que observar galhos secos ou doentes, vale a pena retirar! Principalmente no caso de galhos doentes, para que não contaminem a planta como um todo!

Os lírios devem ser cultivados em solos leves e férteis, enriquecidos com matéria orgânica, regados a intervalos regulares, para que se mantenha úmido, sem encharcamento. Apreciam o frio. Não toleram a seca. Multiplicam-se artificialmente por escamação dos bulbos para a produção de bulbilhos.

Bibliografia

- 1001 Plantas & Flores - Edição Especial - Revista dos Amantes da Natureza
- http://blog.florencanto.com.br

- http://www.jardimdeflores.com.br

- http://www.jardineiro.net

 

Recomendamos

- http://www.floresblog.com.br/

 

Canto das Flores

Coluna Decoração

Noivas na Web

 

 

 

Compartilhando Na Web

 

Navegação